O que são DSTs e como evita-las?

O que são DSTs e como evita-las?

Conhecidas por DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis). As infecções sexualmente transmissíveis são passadas através do contato sexual, seja ele oral, vaginal ou anal. Outra forma de contágio pode ser do compartilhamento de objetos, transfusões de sangue, durante a gestação, no momento do parto ou durante a amamentação. Há também grande possibilidade de contágio através do uso de objetos cortantes e penetrantes, como lâminas e agulhas.

O risco maior de contrair uma Infecção sexualmente transmissível é através de uma relação sexual sem o devido cuidado. Utilizar camisinha, seja masculina ou feminina, é o método mais adequado de evitar o contágio, já que ela isola os órgãos sexuais evitando o contato direto.

As principais DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis):

AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida): um vírus poderoso que é adquirido a partir de troca de fluidos durante o ato sexual. O sistema imunológico fica debilitado e as defesas do organismo ficam vulneráveis. Com o sistema imunológico fragilizado, outras doenças poderão levar o indivíduo a morte. O Ministério da Saúde registrou um aumento considerável e preocupante na detecção de casos de Aids em jovens de 15 a 19 anos, do gênero masculino. Isso reforça que os jovens vem mantendo relações sexuais não seguras, demonstrando um comportamento que despreza os perigos da Aids

HPV (Papilomavírus Humano): centenas de tipos de vírus da HPV já foram mapeados. Ele é contraído pelo contato da pele durante o sexo. Os locais mais afetados pelo HPV são ânus, garganta, boca, pés e mãos. Pode inclusive levar ao câncer de colo do útero.

Clamídia: uma DST das mais prevalentes do mundo. Na sua maioria, não apresenta sintomas, por isso, 80% das pessoas não imaginam que estão infectadas. Quando descoberto tardiamente pode causar infertilidade.

Gonorréia: pode ser adquirida durante o ato sexual (qualquer forma). Pode causar uma série de problemas nos órgãos sexuais, como: dor, inchaço, ardência, sangramento e corrimento. Pode afetar também olhos, garganta e articulações.

Hepatite B: é transmitida por vírus que causam irritação e inflamação do fígado. Os sintomas podem incluir urina escura, dor abdominal, febre, amarelamento da pele. Pode evoluir para uma caso crônica, levando ao câncer, cirrose e até a morte.

Sífilis: É uma doença bacteriana que afeta o corpo de acordo com sua evolução. Pode apresentar feridas, vermelhidão na pele, dores musculares, febre e outros. Nos casos mais graves, pode causar meningite, avc, demência, problemas com visão e coração.

Herpes Genital: 1 em cada 5 adultos é portador da Herpes Genital e não sabe. Pode ser transmitido por uma ferida ou pele infectada. O aparecimento dos sintomas pode acontecer em 15 dias a 20 anos após o contágio. Os principais sintomas incluem manchas, úlceras, dor ao urinar, febre e corrimento.

 

Sua saúde vale muito mais que um momento de prazer!

Fuja das DSTs: Sexo somente com camisinha!

Nosso serviço:

O ClubSaúde é um completo clube de benefícios, que oferece a você e sua família acesso à consultas e exames por preços reduzidos, além de um super desconto em medicamentos sem cobrança por dependentes.

Deixe uma resposta