Conheça os benefícios da telemedicina durante o home office

O home office é hoje uma realidade para a maior parte das empresas. O que antes era apenas um benefício restrito à empresas mais modernas como startups e empresas de tecnologia, se tornou uma necessidade com a pandemia.

Após mais de 1 ano e meio em home office, trabalhar em casa se tornou algo essencial para a maior parte dos colaboradores das empresas. A comodidade de não ter que pegar transporte público e se deslocar até o trabalho, dormir até mais tarde, entre outras vantagens, fazem com que esse modelo seja indispensável mesmo após a vacinação.

Acompanhando as constantes mudanças do último ano, as empresas precisaram se adaptar para garantir a saúde e bem estar dos seus colaboradores. Em virtude disso, surgiu a telemedicina.

O que é telemedicina?

A telemedicina é o uso da tecnologia atrelado à área médica, para oferecer serviços de saúde, que surgiu mais forte durante a pandemia, devido a necessidade de evitar a ida a consultas médicas e até ao PS por conta do risco de contaminação.

Para conseguir se adaptar a essa nova realidade e poder realizar os atendimentos sem riscos, a área da saúde precisou aderir a telemedicina para continuar os atendimentos e evitar consulta presencial. Esse modelo de atendimento médico surgiu com foco principal em triagem e diagnóstico de casos suspeitos de infecção de corona vírus, e que depois se estendeu para outras especialidades, se popularizando e se consolidando como modelo de atendimento médico mesmo com um possível final da pandemia.

Como a telemedicina se aplica para as empresas?

Ao trabalhar home office, o colaborador acaba, na maioria das vezes, optando por soluções onde ele não precise realizar grandes deslocamentos, tanto por segurança quanto por comodidade.

Desta forma, através de consultas por telemedicina em tempo real, o médico pode atender o paciente em qualquer momento, em qualquer lugar que ele estiver.

Além disso, através de um acompanhamento correto com médicos especialistas, é possível obter laudo a distância, e realizar o tratamento necessário de acordo com cada necessidade.

Além disso, trabalhar remotamente pode acarretar diversos problemas de saúde se não houver o acompanhamento correto. A falta de ergonomia, grande quantidade de horas de trabalho sentado em frente ao computador atrelado a falta de exercícios, alongamento e uma alimentação regrada, podem comprometer o bem estar, a saúde e consequentemente, a produtividade dos colaboradores.

Como a empresa pode oferecer telemedicina para os colaboradores?

Apesar de a telemedicina não ter sido regulamentada pelo Conselho Federal de Medicina, esse modelo de atendimento médico veio para ficar. Por isso, é extremamente importante as empresas se adaptarem a essa realidade para oferecer saúde de qualidade para colaboradores.
A maior parte dos planos de saúde oferecem teleatendimento através de suas plataformas, entretanto, esse modelo pode ocasionar um aumento no índice de sinistralidade. Por isso, outra opção muito vantajosa, é a contratação de serviços sem fidelidade de saúde, como o ClubSaúde. Nesse modelo, com mensalidades de baixo valor, os colaboradores conseguem acesso às mesmas consultas que realizariam no modelo privado, mas com condições de pagamento muito melhores, obtendo descontos que podem chegar a até 60%.

Quais são os principais benefícios da telemedicina para empresas?

A telemedicina não oferece facilidades apenas para os colaboradores. Oferecer esses benefícios, pode trazer ótimos indicadores para a empresa também.

Confira alguns desses indicadores:

  1. Diminuição de sinistralidade

Conforme mencionado anteriormente, quando em modelo de contratação de benefício de saúde, o uso de telemedicina diminui e muito os casos de sinistralidade do plano de saúde, que hoje representa o segundo maior gasto das empresas, perdendo apenas para a folha de pagamento. 

Além disso, as consultas realizadas de forma online, facilitam e incentivam os colaboradores a cuidarem de si de maneira mais regular, tornando o hábito de saúde mais associado à prevenção, e não apenas ao tratamento.

  1. Aumento de produtividade

Colaboradores saudáveis são sinônimo de produtividade! Além disso, oferecer telemedicina evita grandes deslocamentos a consultórios e clínicas, o que permite que seu colaborador realize seus acompanhamentos médicos durante o horário de trabalho, sem depender de muitas horas para isso, possibilitando assim o pronto retorno ao trabalho ao final de qualquer atendimento médico online.

  1. Segurança e bem estar

Apesar de a vacinação já ter avançado, é importante, sempre que possível, que o colaborador que mantém o modelo home office evite aglomerações ou exposição desnecessária. Desta forma, os atendimento de telemedicina garantem a segurança e bem estar dos seus colaboradores e seus familiares, já que não é necessário se deslocar a um ambiente clínico/hospitalar, o que evita possíveis infecções e/ou contaminações seja do coronavírus ou qualquer outro vírus disposto nesse tipo de ambiente.

Através da telemedicina, também é possível:

  • Tirar dúvidas de saúde/sintomas/doenças;
  • Obter acesso a Telelaudos (laudo médico realizado a distância);
  • Conta com Suporte assistencial (podendo realizar encaminhamentos);
  • Realizar monitoramento;
  • Solicitar segunda opinião médica;
  • Renovar receitas ou atestados;
  • Obter diagnóstico.

O ClubSaúde oferece planos empresariais personalizados, atendendo de maneira exclusiva a sua empresa. Para saber mais, acesse nosso WhatsApp, solicite maiores informações e comece a cuidar dos colaboradores da sua empresa de maneira única!

Gostou desse artigo? Compartilhe com seus contatos.

Se tiver alguma dúvida, nos envie uma mensagem aqui.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Mais Posts